BUSCAR GOOGLE

CITAÇÕES PPP

No seu desenvolvimento, a criança irá reinventar todo o processo racional da humanidade e, na medida em que ela reinventa o mundo, desenvolve-se a sua inteligência. Um fenômeno básico no desenvolvimento da criança é caracterizado pela acoplagem do sistema simbólico à atividade real, o que lhe possibilita por o pensamento a serviço da ação (Ibid, p. 61).


(MIZUKAMI, 1986, p. 60) "homem e mundo são analisados conjuntamente, já que o conhecimento é o produto da integração entre eles, entre sujeito e objeto".

MIZUKAMI, 1986, p. 63) "a deliberação coletiva, a deliberação grupal, evita que interesses egocêntricos predominem na decisão. O egocentrismo é caracterizado por imaturidade intelectual e afetiva".


A democracia , pois, é uma conquista gradual e deve ser praticada desde a infância, até a superação do egocentrismo básico do homem. (...) A democracia não seria um produto final, mas uma tentativa constante de conciliação, estando em constante reequilibração. Seus mecanismos básicos imprescindíveis são a deliberação coletiva, discussão e, através destes, a contínua revisão dos compromissos tomados anteriormente (Ibid, 63).





(MIZUKAMI, 1986, p. 63-64) "o conhecimento é considerado como uma construção contínua. A passagem de um estado de desenvolvimento para o seguinte é sempre caracterizada por formação de novas estruturas que não existiam anteriormente no indivíduo".


O verdadeiro conhecimento, no entanto, implica no aspecto endógeno (fase da compreensão das relações, das combinações), pois pressupõe uma abstração. Essa abstração (...) pode ser reflexiva ou empírica. A abstração empírica retira as informações do próprio objeto e a reflexiva só é possível graças as operações (coordenações das ações), a partir das próprias atividades do sujeito (Ibid, p. 65). No processo de conhecimento e aquisição de conhecimento, o mundo deve ser reinventado pela criança (Ibid, p. 67).


(MIZUKAMI, 1986, p. 71) a educação deve permear "a autonomia intelectual que será assegurada pelo desenvolvimento da personalidade e pela aquisição de instrumental lógico-racional. A educação deverá visar que cada aluno chegue a essa autonomia".

Divulgue acessando:
http://literaturaimparcialista.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Novo Contexto Para a Literatura Contemporânea

LITERATURA PARA O NOVO CONTEXTO